Acesso aos dados abertos da União Europeia
EUROPAPortal de Dados Abertos da UEAcerca
Menu

O Portal de Dados Abertos da União Europeia dá acesso a um conjunto crescente de dados provenientes das instituições e outros organismos da UE, que podem ser utilizados e reutilizados pelos interessados para fins comerciais e não comerciais.

Ao proporcionar um acesso fácil e gratuito a estes dados, queremos ajudá-lo a utilizá-los de forma inovadora e a tirar plenamente partido do seu potencial económico. O portal também se destina a tornar as instituições e outros organismos da UE mais abertos e responsáveis.

Breve apresentação do Portal de Dados Abertos da UE

O Portal de Dados Abertos da UE

O Portal de Dados Abertos da UE foi criado em 2012, na sequência da Decisão 2011/833/UE da Comissão Europeia relativa à reutilização de documentos da Comissão.

Todas as instituições europeias são convidadas a colocar à disposição do público os seus dados, sempre que tal for possível, a fim de que os mesmos possam ser reutilizados gratuitamente e sem restrições de direitos de autor.

Dados abertos — quais as vantagens?

Permitir ao grande público reutilizar estes dados reforça:

  • o desenvolvimento económico da UE;
  • a transparência dentro das instituições europeias.

Entre os referidos dados figuram:

  • dados geográficos, geopolíticos e financeiros;
  • estatísticas;
  • resultados de eleições;
  • atos jurídicos;
  • dados sobre criminalidade, saúde, ambiente, transportes e investigação científica.

Estes dados estão disponíveis gratuitamente e podem ser reutilizados em bases de dados, relatórios ou projetos. São disponibilizados pelas instituições e outros organismos da UE em numerosos formatos digitais.

Regra geral, os dados podem ser reutilizados gratuitamente, desde que a fonte seja indicada (ver aviso legal). Todavia, a reutilização de um reduzido número de dados está sujeita a condições específicas, a maioria das quais relacionadas com a proteção dos direitos de propriedade intelectual de terceiros. As páginas relativas a esses dados possuem uma ligação para essas condições .

O que contém o portal?

O portal faculta:

A equipa do Portal de Dados Abertos

A manutenção do portal é assegurada por uma pequena equipa internacional do Serviço das Publicações da União Europeia, no Luxemburgo. Colaboramos com os fornecedores de dados a fim de normalizar os dados e torná-los mais facilmente acessíveis. O nosso objetivo é dar a maior visibilidade possível a estes dados.

Esforçamo-nos por melhorar constantemente o Portal de Dados Abertos. Atualmente, os nossos projetos são um vocabulário DCAT (Data Catalog Vocabulary) e um projeto de visualização. Também estamos a elaborar uma nova versão do separador «Aplicações».

Bandas do Portal de Dados Abertos da UE

250x250

468x60

180x150

728x90